Somos Pluriversais

Publicado por

em

A sociedade muitas vezes espera que os homens sejam fortes, invulneráveis e que não expressem emoções. Essas pressões podem ter um impacto negativo na saúde mental dos homens, levando ao isolamento, depressão e comportamentos destrutivos. Discutir a masculinidade encoraja os homens à procurarem ajuda quando necessário, a compartilharem seus sentimentos, desenvolverem relacionamentos mais saudáveis, buscar apoio sócio-emocional visando acabar com a ideia universal de que existe uma única forma e versão de ser Homem Preto.

Enquanto a universalidade tende a privilegiar uma perspectiva dominante ou ocidental, a Pluriversalidade, que se baseia em saberes africanos, busca desafiar essa hegemonia e promover uma abordagem mais inclusiva e democrática. Ela valoriza os conhecimentos e as experiências de diferentes pessoas, grupos e comunidades, reconhecendo que não existe uma única forma de ser, pensar, agir, se comportar ou conhecer.

Masculinidades Pluriversais é um conceito que se refere à multiplicidade de expressões e vivências da masculinidade que vão além dos estereótipos tradicionais. É uma abordagem que reconhece que existem várias formas de ser homem, cada uma com suas próprias características, experiências e identidades.