Data: 08 de março de 2025
Tema: Educação Financeira
No último sábado aconteceu o primeiro encontro presencial de 2025 do Pluriversais! O tema discutido foi Educação Financeira.

Foi um encontro mais intimista, provavelmente por conta das comemorações do carnaval, porém as trocas foram ricas e profundas.
Começamos debatendo se era justo falar de educação financeira, diante das desigualdades sociais que remunera menos pessoas negras em comparação com as pessoas brancas e dificulta o acesso à créditos com juros mais justos.
O debate seguiu com os presentes relatando como é perceptível sentir como os vieses cognitivos, construídos por conta do racismo, subvalorizam as pessoas pretas. Os presentes colocaram diversos exemplos de como consequência isso tem um impacto financeiro, pois pessoas pretas tem menores salários, mesmo em cargo similares; e quando empreendedores, os ganhos são inferiores também.
Outro ponto tocado foi o de com a vulnerabilidade social da qual muitos dos homens pretos presente passaram, criaram desejos de consumo quase que irresistíveis. Como se falta de um determinado bem material e/ou um alimento tivesse criado uma necessidade que encontra no desejo desenfreado de consumir um escape. Porém como isso afeta muito o planejamento financeiro. E como para uma pessoa que passou por essas condições, mas se encontra em plena acessão financeira se privar pode dar a sensação de retrocesso.
Por fim, o encontro passeou por pontos de como, de algum modo, a população negra tem sua forma de lidar com dinheiro, pois existe habilidade em poder fazer muito com tão pouco. E como alguns presentes que foram incentivados desde cedo a poder lidar com o dinheiro, aprendendo a pensar a médio e longo prazo ainda mantém esse hábito e uma boa saúde financeira.
Então nesse primeiro encontro, podemos entender como, apesar de complexa, a relação entre preto e dinheiro têm caminhos possíveis. E como recurso podemos não apenas usar o recurso do autocontrole nessa relação, mas do autogerenciamento e da autoregulação. Além de que pensar não apenas no presente, mas fazer planos financeiros de curto, médio e longo prazos podem ser interessantes.
E o assunto não se encerra, temos mais um encontro para debatermos esse tema.
Até nosso encontro on-line!